6 melhores lugares para se ver e mergulhar com Tubarão Baleia

Imagine você no “azul”, ao seu lado alguns mergulhadores olhando de um lado para o outro e de repente uma enorme sombra vem surgindo calmamente e a cada segunda a silhueta vem tomando forma até que de repente uma enorme criatura de bolinhas brancas surge em sua frente… as câmeras começam a serem disparadas, as perna se agitam para alcançar o tubarão baleia que pode fazer a volta a qualquer momento. Pensando nestes encontros resolvi escrever sobre 6 melhores lugares para se ver e mergulhar com Tubarão Baleia.

Ver um tubarão baleia é um sonho de muitos mergulhadores, eu arrisco dizer que pode ser um numero bem alto de pessoas que gostariam de ter esta experiência, por isso neste artigo quero compartilhar 6 melhores lugares para ser ver e mergulhar com tubarão baleia no mundo, pode ter certeza que pelo um destes destinos deve estar na sua lista de TOP 10 do mundo.

1 – Nadando com tubarão baleia no México

Um dos destinos de mais fácil acesso para nós brasileiros é ver os tubarões baleia no México, mais especificamente em Holbox, uma ilha pertinho de Cancun. No período que vai de junho a setembro há diversas excursões de um dia para snorkeling em meio a dezenas de tubarões baleia. Já na Baja California (La Paz) os encontros podem ocorrer de dezembro (um pouco frio) até começo de março.

 

2 –  Nadando com tubarão baleia nas Filipinas

Nas Filipinas há dois lugares bem conhecidos para encontros  com o tubarão baleia, Donsol Bay e Oslob, mas se você busca ma experiência natural, se muita interferência, o melhor destino é Donsol Bay, onde o turismo é bem regularizado. Infelizmente Oslob, Cebu, é o lugar favorito dos turistas, turismo em massa, que acaba impactando muito o comportamento dos animais, pois pescadores alimentam os tubarões baleia fazendo com que eles percam seus instintos naturais.

 

3 – Nadando com tubarão baleia nas Maldivas

As Maldivas oferecem cenários que poderiam estar em filmes de náufragos com ilhas desertas, palmeiras, areia branca e água turquesa, habitat de muitos cardumes, raias mantas, golfinhos e tubarões que nadam nos corais dos seus 26 atóis. No atol South Ari é possível ver os tubarões o ano todo, mas a maior probabilidade ocorre de maio a setembro.

 

4 – Nadando com tubarão baleia em Moçambique

Mergulhar em Moçambique é sentir como se estivesse em uma expedição, pois o mergulho ocorre em uma região conhecido como Tofo, uma pequena cidade que mais parece uma vila de pescadores. O acesso aos pontos de mergulho reforçam mais ainda o título de expedição, pois eles saem da praia com ” flex boat” que vencem a arrebentação… bom, quanto aos tubarões , a temporada de encontros é de junho a janeiro.

 

5 – Nadando com tubarão baleia em Galápagos

Este é daqueles destinos que fazem os olhos de dezenas de mergulhadores brilharem, há quem já mergulhou lá por repetidas vezes e que certamente voltaria para mais uma semana em algum liveaboard.

Em Galápagos é um dos poucos lugares do mundo onde o a maioria dos encontros é sub e não na superfície e para isso, programe sua viagem para os meses de junho à dezembro, pois as chances são maiores de ser ver os tubarões baleia, mas conheço pessoas que viram estas belezas em janeiro e em abril… a natureza é linda!

 

6 – Nadando com tubarão baleia na Tailândia

Templos, praias, locais considerados entre os TOP 10 do mundo fazem da Tailândia um dos melhores destinos em quesito diversidade, dentro e fora da água. O Mar de Andaman abriga as ilhas Similan com pontos de mergulhos espetaculares como Richelieu Rock, Koh Bon e Koh Tachai onde estes últimos excelente lugares para se ver mantas e encontros com tubarões “white tips”, mas os melhores locais para encontros com tubarões baleia está em Koh Tao.

Esta ilha paradisíaca dá acesso a alguns pináculos como Southwest Pinnacle,  Chumphon Pinnacle e Hin Wong Pinnacle, em Shark Island. Para um possível snorkeling com os tubarões você pode ir de março à maio e em setembro a outubro.