Naufrágio icônico de Curaçao – O MV Superior Producer reabre para o mergulho

Desde seu naufrágio em 30 de setembro de 1977, o MV Superior Producer tornou-se um dos locais de mergulho mais populares de Curaçao e um dos mais populares naufrágios do Caribe, localizado a oeste do Cais Principal de Curaçao. De fato, na primavera de 2017, antes do fechamento deste ponto de mergulho, o Produtor Superior foi votado como um dos Top 5 Melhores Sites de Mergulho do Caribe pelo USA Today!

Em 26 de abril de 2018, a Autoridade Portuária de Curaçao (CPA) anunciou em um comunicado oficial à imprensa que “o mergulho é novamente permitido Superior Producer”. Este anúncio sinalizou o fim de uma proibição de um ano devido à construção do novo mega-pier “Tula”.

 

Os naufrágios sempre tiveram uma atração natural por ávidos mergulhadores e, por causa disso, muitos artigos apareceram para documentar sua história. Nos últimos 40 anos, muitas versões surgiram sobre o Superior Producer também, mas não antes de “Diving Into History: The Story Behind Curacao’s Iconic SUPERIOR PRODUCER wreck” que em português seria algo como “Mergulhando na História: A História Por Trás do Icônico Naufrágio Superior Producer” ter sido publicado, parece que alguém acertou!

Bryan Horne, do Dive Curaçao, escreve: “Às 13h30, na fatídica quinta-feira à tarde, a tripulação de nove homens de nacionalidade venezuelana e colombiana abandonam seus postos. O navio imediatamente começou a “se contorcer” perigosamente, no ponto em que o capitão ordenou que uma parte da carga, não devidamente arrumada, fosse jogada ao mar. Isso não ajudou, e a situação ficou ainda mais complicada porque a tripulação deixou de fechar as vigias e o Superior Producer começou a ser inundado. Mesmo os esforços do rebocador da Autoridade Portuária de Curaçao para puxar o barco novamente não tiveram efeito… Hoje, o naufrágio está quieto na quilha, com a proa voltada para oeste em cerca de 30m de água e cerca de 150m de a linha de costa que faz com que seja um perfeito mergulho avançado alcançado da praia ou ou barco.”

O Superior Producer de Curaçao é conhecido como um dos maiores naufrágios do mundo, rivalizado apenas com o SS Thistlegorm no Mar Vermelho e os naufrágios da Segunda Guerra Mundial em Palau, tem porões largos, uma casa de máquinas acessível e é um refúgio para fotógrafos macro ou qualquer um que goste de ver de perto coisas menores.

Mergulhe na história e descubra a magnificência deste icônico naufrágio agora mesmo em Curaçao! Para mais informações, entre em contato conosco para começar sua próxima aventura de mergulho autônomo no Caribe, quem sabe pode sair um belo grupo da sua escola de mergulho.