Sobre a Costa Rica

A Costa Rica foi um dos países pioneiros no ecoturismo, oferecendo viagens de aventura mesmo antes do ecoturismo entrar em moda. Situado na América Central, entre o mar do Caribe e o Oceano Pacífico Norte, a Nicarágua e Panamá, a Costa Rica é um país relativamente pequeno, onde é possível cruzar do Pacífico ao Atlântico de carro em poucas horas. E é um destino show para quem quer conciliar um bom mergulho com diversas atividades fora da água. 

No lado do pacífico encontramos os melhores mergulhos, tanto no continente como em ilhas. No continente a principal área de mergulho é a região do Golfo do Papagaio, no norte do país. 

Apesar da visibilidade na região do pacífico não ser como a do Caribe devido a grande quantidade de nutrientes na água, isso acaba atraindo muitos pelágicos e peixes grandes. Por isso que as águas de Costa Rica são cheias de raias chita, tartarugas, tubarões galha branca, e raias manta gigantes, baleias humpback e os tubarões baleia. Além claro de muitos peixes coloridos. 

Outro local muito famoso para mergulho é o parque nacional de Coco, situado a 550 quilômetros a sudoeste do continente, e alcançado somente por liveaboard. A viagem do continente às ilhas Coco dura aproximadamente 36 horas. Os principais barcos que fazem a Ilha Coco são o Undersea Hunter e o Aggressor. 

Fora da água, imperdível é fazer um passeio de um dia inteiro de rafting no rio Pacuare, categoria IV, a partir de San Jose e conhecer o vulcão Arenal, ativo, que com um pouco de sorte poderá estar soltando lava, o que no por do sol e ao cair da noite é muito bonito. E na região do vulcão, vale a pena passar pelo menos 1 noite em um lodge de águas termais como o Tabacon Resort.

Destaque

Bat Island – Bull shark, tubarão touro.
Catalina Island – Raia manta de dezembro à março.
Cocos Island – Conhecida por sua enorme quantidade de tubarões martelo, raias manta e golfinhos, porém o acesso é somente com liveaboard.

Documentação

Passaporte válido e certificado (INTERNACIONAL) de vacina contra febre amarela.
Veja se o país de sua conexão exige visto.

Quando irAno todo, porém a Costa Rica fica mais bonita de maio à outubro, época úmida. Para ser ver raias mantas no Pacífico, o ideal é de dezembro a maio.
O que poderei ver láNo Pacífico alguns pelágicos como tubarões, raias e baleias.
Temperatura da água e do arÁgua de 21ºC a 27ºC. Ar de 21ºC a 27ºC
, , , , ,
WhatsApp