Um mergulho na Ilha Apo (Apo Island) nas Filipinas por Atlantis Dive Resort Dumaguete

A saída acontece da praia de areia preta em um bangka, um barco de madeira alongado usado extensivamente nas Filipinas para o transporte neste país insular. O sentido da navegação é para o sudeste em direção à Ilha de Apo, uma minúscula mancha verde no horizonte. Poucos minutos depois de sair da costa, o Atlantis Resort desaparece atrás da estreita faixa costeira entre os coqueiros altos e ondulantes. A Ilha Negros, que acabamos de ficar para trás, se transforma em seu próprio mar de verde, tendo como pano de fundo um cenário dramático: os picos do vulcão adormecido Bukid Talinis, a 1.903 metros acima do nível do mar, alcançando um céu sem nuvens. Deste ponto de vista, é difícil acreditar que cerca de 30.000 pessoas vivem aqui em Dauin. Você pode ver pequenos sinais da vida humana quando estiver a uma milha da costa. Quem tal então um mergulho na Ilha Apo (Apo Island) nas Filipinas por Atlantis Dive Resort Dumaguete.

 

Um passeio de barco de 45 minutos leva os mergulhadores à Ilha de Apo. Apo significa “neto” em Tagalo, a língua nacional das Filipinas. Esta pequena ilha tem menos de um quilômetro quadrado de tamanho e é cercada pela primeira reserva marinha organizada pela comunidade das Filipinas, estabelecida no final dos anos 80. É o lar de quase 1.000 pessoas que residem lá sem eletricidade ou água corrente; as águas que abrigam suas margens possuem 650 espécies documentadas de peixes e mais de 400 espécies de corais. É por isso que o mergulho da Ilha Apo oferece uma incrível oportunidade para ver a maioria das 450 espécies de corais nativas do arquipélago. O recife é saudável e colorido, com uma variedade de corais duros e moles. Mesmo quando snorkeling, pode-se ver jackfish, barracuda, uma cobra do mar e tartarugas-de-pente.

 

Foto Gabriel de Leonn

Em Apo se faz 3 mergulhos com o almoço no barco, durante o qual algumas mulheres da região encostam suas canoas e oferecem cangas e camisetas, fazendo deste dia uma viagem bem atípica.

O Atlantis Dive Resort Dumaguete é especializado em férias de mergulho all inclusive, oferecendo aos mergulhadores uma excelente opção de viagem, com  serviço personalizado, pequenos grupos de mergulho, salas de câmera espaçosas e a melhor comida das Filipinas. O mergulho Dumaguete nunca foi tão gostoso, ficar e mergulhar neste encantador hotel Dumaguete à beira-mar por ser que seja a “aquela viagem de mergulho”.